System Center Advisor (Projeto Atlanta)

Nos ultimos dias, por ocasião do MVP Summit e do MMC, a Microsoft demonstrou que está agressiva em sua migração de serviços para a nuvem com o lançamento do System Center Advisor Beta e do Intune (http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Familia-System-Center-Crescendo-Novidades-!!!.aspx)

O Atlanta é um produto que agrega o que o MBSA e outros BPAs (Best Practices Analyser) para fornecer um ambiente de monitoração em tempo real e atualizado.

O que o Atlanta herda do MBSA/BPAs são as features de best practices, análise de ambiente, lista de updates e outros. O que o diferencia é o fato de ser ativo e não passivo como o MBSA/BPAs.

Do SCOM o Atlanta herda as funcionalidades de alertas ativos do ambiente, com a vantagem de conter os KBs da Microsoft online, o que facilita em muito a resolução do de problemas. Por outro lado, o SCA não permite criar novos eventos e coletores como fazemos com o SCOM para monitorar aplicações in house.

Por enquanto o Atlanta apenas monitora os servidores com SQL Server e Windows Server mas está aberta a possibilidade de outros servidores serem agregados.

O cliente é baixado e instalado localmente nos servidores a serem monitorados e trabalha com um deles designado como proxy para fazer o papel de envio e recebimento de dados.

Seguem algumas telas para exemplo:

Atlanta1
Tela de configuração

Atlanta2
Tela de alertas inicial

Atlanta3
Tela com alertas de exemplo

Por enquanto o SCA está em beta gratuito basta entrar no site http://www.microsoft.com/systemcenter/en/us/Advisor.aspx para detalhes do produto e se cadastrar.

Os comentários estão fechados